Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/162
Title: A lei 10.639/03 e a busca por sua efetiva implementação nas instituições de ensino médio em Redenção
Authors: Silva, Francisca Elenilda Ferreira da
Keywords: África - História
África - Condições sociais
Literatura africana
Racismo
Cultura afro-brasileira – Estudo e Ensino
Issue Date: 2015
Citation: SILVA, F. E. F. da (2015)
Abstract: O presente trabalho procura abordar a questão da aplicabilidade da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana na escola básica, sendo o objeto desta pesquisa duas instituições públicas de ensino médio no município de Redenção (CE). O trabalho contou com entrevistas semiestruturadas e questionários a professores e aos alunos foi proposto um pequeno questionário das escolas de ensino médio; aconteceu também uma interferência em na sala de aula de alunos do primeiro ano com o objetivo de propiciar uma reflexão coletiva sobre a lei. Buscou-se verificar como essas atividades envolvendo as relações étnico-raciais suscitadas pela Lei 10.639/03 têm sido desenvolvidas e até que ponto os alunos identificam a existência de discriminação contra os negros no espaço escolar e na sociedade como um todo.
Description: SILVA, Francisca Elenilda Ferreira da. A Lei 10.639/ 03: e a busca por sua efetiva implementação nas instituições de ensino médio em Redenção (CE). 2015. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/162
Appears in Collections:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisca Elenilda Ferreira da Silva .pdf581.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.