Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/162
Título: A lei 10.639/03 e a busca por sua efetiva implementação nas instituições de ensino médio em Redenção
Autor(es): Silva, Francisca Elenilda Ferreira da
Palavras-chave: África - História
África - Condições sociais
Literatura africana
Racismo
Cultura afro-brasileira – Estudo e Ensino
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, F. E. F. da (2015)
Resumo: O presente trabalho procura abordar a questão da aplicabilidade da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana na escola básica, sendo o objeto desta pesquisa duas instituições públicas de ensino médio no município de Redenção (CE). O trabalho contou com entrevistas semiestruturadas e questionários a professores e aos alunos foi proposto um pequeno questionário das escolas de ensino médio; aconteceu também uma interferência em na sala de aula de alunos do primeiro ano com o objetivo de propiciar uma reflexão coletiva sobre a lei. Buscou-se verificar como essas atividades envolvendo as relações étnico-raciais suscitadas pela Lei 10.639/03 têm sido desenvolvidas e até que ponto os alunos identificam a existência de discriminação contra os negros no espaço escolar e na sociedade como um todo.
Descrição: SILVA, Francisca Elenilda Ferreira da. A Lei 10.639/ 03: e a busca por sua efetiva implementação nas instituições de ensino médio em Redenção (CE). 2015. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/162
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_monoaefdasilva.pdf2015_monoaefdasilva.pdf581,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.