Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1705| Título : | A pesquisa compreensiva |
| Otros títulos : | ponderações teóricas em um estudo de diáspora estudantil |
| Autor : | Fati, Calilo |
| Palabras clave : | Diáspora Sociabilidade Integração Educação Superior |
| Fecha de publicación : | 2018 |
| Citación : | FATI, C. (2018) |
| Resumen : | O presente artigo procura pensar recursos conceituais para uma investigação sociológica: de que modo as ideias de diáspora estudantil ajudam a acessar uma realidade social como a de estudantes guineenses no Brasil? O estudo discute os conceitos de diáspora de diferentes autores como elementos de análise sociológica. Dedica-se, desse modo, a observar o potencial desse conceito em temas como a diáspora estudantil e o universo da integração de guineenses no Ceará e na UNILAB. O procedimento teórico – metodológico utilizado para a realização deste estudo envolveu pesquisa bibliográfica e teórica a partir de abordagens sobre o estudo da diáspora estudantil e a partir da análise teórica de Stuart Hall (2009), entre outros. Conclui-se que estes conceitos emergem de modo prático na construção de objetos interpretativos acerca do universo diaspóricos, possibilitando novas composições metodológicas. |
| Descripción : | FATI, Calilo. A pesquisa compreensiva: ponderações teóricas em um estudo de diáspora estudantil. 2018. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras - Ihl, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018. |
| URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1705 |
| Aparece en las colecciones: | Artigo - Sociologia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CALILO FATI TCC.pdf | 2018_art_cfati.pdf | 358,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.