Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1750
Título : Narrativas que cruzam o Atlântico: bonecas Abayomis e as histórias contadas por ativistas negras
Autor : Santos, Caroline Lima dos
Palabras clave : Ativistas políticas negras - Salvador (BA)
Bonecas Abayomis
Educadoras negras - Salvador (BA)
Negras na Arte - História
Fecha de publicación : 29-ago-2019
Citación : SANTOS, C. L. (2019)
Resumen : Oficinas de confecção de Abayomis, se difundiram nas escolas, instituições de educação popular e nas redes sociais, especialmente após a institucionalização da Lei 10.639/2003. Nesses espaços, se expandiu entre educadoras e ativistas brasileiras, a narrativa mitificada de que as primeiras bonecas Abayomis foram elaboradas, primeiramente, por mulheres africanas, ainda nos navios negreiros. Nesse estudo, buscou-se demonstrar, por meio da análise de depoimentos e textos escritos, a intersecção que há entre o pensamento de mulheres negras educadoras, que desenvolvem oficinas de confecção de bonecas Abayomi, na cidade de Salvador e o pensamento de mulheres negras intelectuais-ativistas, que a partir dos anos 1980, assumiram o projeto político de elaborar e difundir as histórias protagonizadas por mulheres negras, a fim de dirimir representações e estereótipos negativos arraigados em nosso imaginário social.
Descripción : SANTOS, Caroline Lima dos. Narrativas que cruzam o Atlântico: bonecas Abayomis e as histórias contadas por ativistas negras. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1750
Aparece en las colecciones: Artigos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_arti_carolinesantos.pdf238,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.