Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1788
Title: Sons da liberdade: o uso das músicas da capoeira no ensino de História
Authors: Ferreira, Fabrício de Sena
Keywords: Brasil - História - Estudo e ensino
Capoeira - Brasil - Canções e música
Educação de Jovens e Adultos - São Francisco do Conde (BA) - Projetos
Escola Martinho Sales - Estudos de caso
Issue Date: 4-Sep-2019
Citation: FERREIRA, F. S. (2019)
Abstract: Em “Sons da Liberdade: o uso das músicas da capoeira no ensino de História” apresento uma estratégia didático-pedagógica voltada para a educação das relações étnico-raciais desenvolvida na Escola Martinho Sales, situada no município de São Francisco do Conde, no recôncavo da Bahia, com alunos matriculados no Eixo VI da Educação de Jovens e Adultos. Foi através das músicas da capoeira, corriqueiramente cantaroladas entre esses educandos, que se permitiu abordar os conteúdos da disciplina de História, especialmente as experiências das populações negras no Brasil durante o período da escravidão. Também se procurou apresentar essas experiências a partir de uma perspectiva regional, relacionando-as com as vidas de personagens negros que desenvolvem e incentivam a prática da Capoeira no município de São Francisco do Conde. Enfim, o projeto aqui apresentado atende o que diz a Lei 10.639/2003.
Description: FERREIRA, Fabrício de Sena. Sons da liberdade: o uso das músicas da capoeira no ensino de História. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1788
Appears in Collections:Projetos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_prap_fabricoferreira.pdf2019_prap_fabricoferreira.pdf459,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.