Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1839
Título : | A categoria afetividade e os processos de ensino e aprendizagem |
Autor : | Ramos, Elisângela Suraya Gomes |
Palabras clave : | Educação afetiva - Brasil Negros - Educação - Brasil Negros - Identidade racial Professores e alunos - Brasil |
Fecha de publicación : | 10-feb-2020 |
Citación : | RAMOS, E. S. G. (2020) |
Resumen : | Este artigo recupera as principais formulações acerca do conceito de afetividade no campo da Educação, com base na produção bibliográfica contemporânea no Brasil, num primeiro momento para, num segundo momento, ampliar a discussão dessa categoria partir de uma abordagem epistemológica afrodiaspórica. A afetividade como elemento que possibilita o reconhecimento do outro e garante o seu cuidado social, como elemento chave no processo de ser reconhecido nos espaços educacionais tem um impacto profundo no desenvolvimento psicológico e cognitivo na vida do estudante. Por essa razão, pretendemos não só aprofundar o conhecimento do que tem sido produzido contemporaneamente acerca da afetividade na educação, segundo a matriz europeia ocidental, que tem sido a referência mais expressiva para pensar a categoria, mas, sobretudo discuti-la como elemento essencial para o estabelecimento do diálogo igualitário e de reconhecimento do outro no contexto da diáspora africana no Brasil. Para esse propósito, trabalhamos com a pesquisa bibliográfica, levantando artigos, capítulos de livros, dissertações e teses que respondessem às palavras chaves afetividade e educação, nos últimos 10 anos, com o recorte centrado em contribuições de Lev Vygotsky, Jean Piaget e Henri Wallon. |
Descripción : | RAMOS, Elisângela Suraya Gomes. A categoria afetividade e os processos de ensino e aprendizagem. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1839 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_arti_elisangelaramos.pdf | 235,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.