Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1860
Título : Abordagem da educação sexual e saúde nas escolas
Otros títulos : um levantamento sob a ótica do profissional
Autor : Oliveira, Cristiane Martins de
Palabras clave : Adolescência
Educação sexual
Sexualidade
Escola
Prevenção
Fecha de publicación : 2018
Citación : OLIVEIRA, C. M. (2018)
Resumen : A sexualidade faz parte da existência humana e deve ser compreendida em sua totalidade, sendo relevantes os fatores biológicos, psicológicos, religiosos e socioculturais com influências exercidas na contribuição da formação e direcionamento da sexualidade de um indivíduo. Baseando nesse pressuposto, o presente trabalho objetivou analisar estudos que abordem o tema educação sexual e identificar as principais dificuldades sobre esta abordagem no âmbito escolar. Consiste em uma revisão integrativa de literatura. A coleta de dados foi realizada por meio eletrônico, totalizando em 10 artigos científicos na amostra final. O estudo apontou que a educação sexual quando trabalhada nas escolas são abordadas por professores ou profissionais de saúde. Na abordagem pelos professores, nessa prevalece principalmente aspectos biológicos, voltados para prevenção de DST’s e gravidez na adolescência. Os professores sentem dificuldades de trabalhar a educação sexual na escola de forma transversal e interdisciplinar, apontando a falta de formação como principal obstáculo. Diante do exposto na revisão integrativa, foi possível perceber as limitações de encontrar achados em que a educação sexual seja trabalhada na íntegra dentro das escolas. Não houve nenhum resultado que apontasse a educação sexual sendo trabalhada de forma transversal e interdisciplinar por todos os profissionais de educação, de acordo com as propostas dos PCN’s. A realização dessa pesquisa evidencia a necessidade de implementar projetos educativos dentro do ambiente escolar que visem a prevenção e promoção da saúde do adolescente. Concluiu- se que é necessário existir formações de professores, seja no meio acadêmico, seja no ambiente escolar, com qualificação realizada por profissionais da saúde, de forma a sensibilizar os profissionais da educação sobre a importância de abordar a educação sexual no meio escolar de forma crítica, bem informada, com linguagem clara e aberta, tornando a escola uma instituição promotora da saúde, buscando desenvolver no adolescente a responsabilidade diante da própria sexualidade e preservação da vida.
Descripción : OLIVEIRA, Cristiane Martins de. Abordagem da educação sexual e saúde nas escolas: um levantamento sob a ótica do profissional. 2018. 40 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1860
Aparece en las colecciones: Monografia - Especialização em Saúde da Família

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CRISTIANE MARTINS DE OLIVEIRA TCC.pdf2018_mono_cmoliveira.pdf500,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.