Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1936
Título : Fatores de risco para glicemia instável em pessoais com diabetes mellitus
Otros títulos : uma revisão integrada
Autor : Nemer, Amanda Peixoto Lima
Amaral, Jeferson Falcão do
Palabras clave : Diabetes mellitus
Diagnóstico em enfermagem
Glicemia
Fecha de publicación : 2019
Citación : NEMER, A. P. L. ; AMARAL, J. F. do (2019)
Resumen : O Objetivo desse trabalho é apresentar o conhecimento produzido sobre os fatores de riscos responsáveis pelo aumento da vulnerabilidade de adultos e idosos com DM1 e DM2, quando do desenvolvimento do diagnóstico de enfermagem Risco de glicemia instável. O Método consiste na revisão integrativa desenvolvida com os passos descritos por Whittemore e Knalf (2005), nas seguintes bases de dados: Lilacs, Bdenf, Pubmed, Scopus, Cochrane e Web of Science, com os descritores controlados (Diabetes mellitus, fator de risco, hipoglicemia e hiperglicemia, e suas sinonímias na língua inglesa). Os Resultados basearam-se na seleção de 330 estudos (total de 1531). Foram identificados 14 fatores de risco, dos quais oito não estão descritos no diagnóstico de enfermagem risco de glicemia instável da NANDA-I, a saber: jejum, polifarmácia, ingesta alimentar rica em lipídeos e carboidratos, sonolência diurna, hipoglicemia desconhecida, medo de hipoglicemia, viagem de longa distância e uso de plantas medicinais; 10 itens relativos à população em risco e 09 relativos às condições associadas para risco de glicemia instável em pessoas com diabetes mellitus. A Conclusão evidencia que o enfermeiro, em posse desse conhecimento, pode elaborar protocolos clínicos de prevenção da glicemia instável para este público-alvo.
Descripción : NEMER, Amanda Peixoto Lima; AMARAL, Jeferson Falcão do. Fatores de risco para glicemia instável em pessoas com diabetes mellitus: uma revisão integrada. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família), Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção - CE, 2018.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1936
Aparece en las colecciones: Artigo - Especialização em Saúde da Família

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AMANDA PEIXOTO LIMA NEMER Tcc.pdf2019_art_aplnemer.pdf553,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.