Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1977
Título: Impressões do corpo em sala de aula: experiência PIBID em São Francisco do Conde
Autor(es): Ribeiro, Débora Menezes
Palavras-chave: Crianças e violência - São Francisco do Conde (BA)
Esquema corporal em crianças - São Francisco do Conde (BA)
Fenomenologia
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Brasil)
Data do documento: 10-Fev-2020
Citação: RIBEIRO, D. M. (2020)
Resumo: Esta pesquisa, apresentada para conclusão de curso busca relacionar as experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID em escola municipal de São Francisco do Conde-BA às concepções de corpo em dois âmbitos para refletir o estatuto do corpo na educação, as violências reproduzidas em sala de aula e as possibilidades da fenomenologia como proposta teórica para pensar as relações envolvidas nesse campo de análise. Além disso, mobiliza-se também o conceito de corpo abordando dois vieses: o sociológico, com David Le Breton e o subjetivo com Suely Rolnik. Através das estruturas sociais concernentes a todo grupo humano, as relações com o corpo são construídas tanto pela família, comunidade e escola e ganham sentido pelos gestos, expressões, comportamentos. No entanto, questionam-se atitudes reprodutoras de possíveis violências enfrentadas nesse âmbito social que, dentro de sala é revelada e amplificada por conta das práticas educacionais enraizadas na transmissão de conteúdos fragmentados e distantes da relação com o mundo vivido. Nesta pesquisa é mencionada também os impactos e contribuições na formação e construção da identidade profissional oportunizada pelos convívios, desde o inicial da graduação, com o ambiente escolar.
Descrição: RIBEIRO, Débora Menezes. Impressões do corpo em sala de aula: experiência PIBID em São Francisco do Conde. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1977
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_deboraribeiro.pdf2020_mono_deboraribeiro.pdf384,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.