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Título : A política linguística na África e situação das línguas autóctones na Educação: uma análise crítica das constituições
Autor : Tamba, Pansau
Palabras clave : África [Constituições] - Crítica e interpretação
Língua materna e Educação - África
Multilinguismo - África
Política linguística - África
Fecha de publicación : 15-feb-2021
Citación : TAMBA, P. (2021)
Resumen : A África tem uma situação sociolinguística muito complexa, uma vez que o multilinguismo é uma realidade convivendo no mesmo espaço as línguas europeias, as línguas africanas e asiáticas. A pesquisa visa discutir como a política linguística é tratada a partir das Constituições. Usando uma pesquisa documental analisou-se as 54 Constituições. Há pouca valorização das línguas locais por parte dos documentos oficiais havendo o domínio das línguas europeias em situações oficiais da comunicação. Na educação formal poucos esforços são feitos em favor das línguas locais. A Declaração dos Direitos Linguísticos não é respeitada porque as línguas africanas não são ensinadas nas escolas. Da pesquisa se conclui que os países africanos precisam de uma independência linguística. Só assim é que se pode resgatar e proteger as diversas línguas autóctones que muitas delas estão em vias de extinção. Uma língua é ao mesmo tempo a cultura de um povo, isso significa que resgatar as línguas africanas seria trazer de volta a autoestima que foi apagada pelo sistema colonial.
Descripción : TAMBA, Pansau. A política linguística na África e situação das línguas autóctones na Educação: uma análise crítica das constituições. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1978
Aparece en las colecciones: Artigos - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

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