Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1989
Title: A percepção das mulheres cabo-verdianas sobre a sua agência na educação dos filhos: o caso de São Lourenço dos Órgãos entre 2009-2019
Authors: Gonçalves, Sónia Maria Ramos
Keywords: Mãe e filhos - Cabo Verde - Educação
Mulheres - Identidade
São Lourenço dos Órgãos (Cabo Verde) - História - 2009-2019
Issue Date: 7-Feb-2020
Citation: GONÇALVES, S. M. R. (2020)
Abstract: O presente trabalho aborda a percepção das mulheres cabo-verdianas sobre a sua agência na educação dos filhos na cidade de São Lourenco dos Órgãos, entre 2009 a 2019. A pesquisa visa compreender a percepção que as mulheres cabo-verdianas têm sobre seu papel na formação dos filhos tencionando o papel de gênero fomentado pela sociedade de matriz colonial. Os discursos produzidos sobre o gênero em torno dos processos históricos coloniais em Cabo Verde conferem as mulheres a responsabilidade pelos cuidados na educação dos filhos. Na construção da presente pesquisa pautamos pelos (as) intelectuais africanos (as) e clássicos (as) do continente e da diáspora, que têm abordado a discussão sobre mulheres africanas a partir da matriz civilizatória africana, considerando o princípio do matriarcado e o lugar social ocupado pelas mulheres africanas ao longo da história. De entre eles (as), destacamos o historiador e antropólogo senegalês Cheik Antah Diop (1959), a antropóloga e poeta nigeriana Ifi Amadiume (1997), Profa. caboverdiana Eurides Monteiro (2015) a professora de gênero e literatura oral africana Sotuna Mobolande Ebunoluwa (2009) e a pesquisadora nigeriana Oyeronke Oyewumi (2004), as quais vêm trazendo algumas discussões e reflexões sobre a concepção da mulher relacionada a maternidade, a fim de romper com o discurso ocidental de gênero aplicado as mulheres no contexto africano. No que se refere às estratégias metodológicas, as entrevistas foram utilizadas como principal estratégia para a realização desta pesquisa, pois ela nos permitiu um contato direto com as interlocutoras, possibilitando uma aproximação da realidade por elas vivenciadas, a mesma foi de caráter qualitativo. Com a pesquisa conclui-se que a percepção das mulheres cabo-verdianas sobre a sua agência na educação dos filhos, o caso de São Lourenço dos Órgãos entre 2009-2019, está diretamente ligada aos discursos socialmente construídos sobre elas, como as principais responsáveis pela educação dos filhos, considerando a influência dos processos históricos como a colonização e imposição da cultura eurocêntrica.
Description: GONÇALVES, Sónia Maria Ramos. A percepção das mulheres cabo-verdianas sobre a sua agência na educação dos filhos: o caso de São Lourenço dos Órgãos entre 2009-2019. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1989
Appears in Collections:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_mono_soniagoncalves.pdf2020_mono_soniagoncalves.pdf544,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.