Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2008
Title: Os múltiplos sentidos da interdisciplinaridade: concepções e práticas docentes nas escolas públicas de ensino médio do Maciço do Baturité
Authors: Araújo, Isaac Bruno Oliveira
Keywords: Educação de base - Brasil
Interdisciplinaridade
Currículo
Autonomia docente
Issue Date: 30-Jan-2018
Citation: ARAÚJO, I. S. B. (2018)
Abstract: Este trabalho discute como a perspectiva interdisciplinar é percebida, planejada e vivenciada nas escolas públicas de ensino médio da macrorregião do Maciço do Baturité no Estado do Ceará a partir das práticas dos docentes deste nível de ensino. Foram realizadas visitas às escolas com o intuito de compreender como os grupos gestores encaram estas questões institucionalmente e, em sequência, foram realizados grupos focais nas escolas com professores de diferentes áreas do saber. Constatamos, ao longo da pesquisa, que o sistema de ensino apresenta vários desafios para a implementação da interdisciplinaridade e que quando esta é efetivada, consolida-se a partir da iniciativa pessoal e articulação coletiva entre os professores de cada disciplina, estabelecendo-se, prioritariamente, a partir de projetos extracurriculares e do uso criativo de “brechas” institucionais que o sistema de ensino oferece.
Description: ARAÚJO, Isaac Bruno Oliveira. Os múltiplos sentidos da interdisciplinaridade: concepções e práticas docentes nas escolas públicas de ensino médio do Maciço do Baturité. 2018. 107 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2008
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISAAC BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO Dissertação MIH 11052021.pdfISAAC BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO Dissertação MIH 11052021.pdf970,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.