Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2061
Título : O pessoal do Ceará: A mobilização das pessoas e do movimento nacional da população em situação de rua em Fortaleza
Autor : Pessoa, Messias Douglas Coelho
Palabras clave : Movimentos sociais
Pessoas em situação de rua
Etnografia
Fecha de publicación : 1-abr-2021
Citación : PESSOA, M. D. C. (2021)
Resumen : Objetivo mostrar a dinâmica das pessoas em tal situação e o Movimento Nacional da População de Rua em Fortaleza, Ceará. O estudo propõe multiplicar um trecho do difícil universo das ruas da capital cearense, que funciona em contraposição como combustível para a luta política desses indivíduos por melhores condições de uma vida digna. Desse modo, analiso a forma pela qual grupos em extrema vulnerabilidade se organizam, como se apropriam da militância – que se revela imprescindível para a sobrevivência dessas pessoas –, por exemplo, na conquista de políticas públicas a elas destinadas e formuladas pelo Estado. Em razão do método dialógico empregado diretamente com os parceiros de campo, poder-se-ia observar fenômenos outros como o da superação de rua. O método etnográfico constitui em um procedimento teórico adequado, pois evidencia a difícil realidade a que está submetida uma quantidade expressiva de pessoas, além tornar compreensível o combustível da militância, não apenas dando voz ao grupo historicamente excluído, mas também multiplicando-as através da escrita. O movimento social da população em situação de rua na capital cearense é mais (do) que um espaço de embates contra antagonistas, de luta por políticas públicas, é uma forma dos militantes encontrarem seu espaço; ele — o movimento — é a inscrição para buscar dias melhores, é um norte para os militantes seguirem, a fim de um bem coletivo em prol da superação de rua.
Descripción : PESSOA, Messias Douglas Coelho. O pessoal do Ceará: A mobilização das pessoas e do movimento nacional da população em situação de rua em Fortaleza. 2021. 127 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Antropologia) – Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção, 2021.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2061
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado em Antropologia UFC-UNILAB

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_dis_mdcpessoa.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.