Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2138
Título : A avaliação de variedades do Português e das demais línguas de Guiné-Bissau por estudantes do ensino secundário
Autor : Cá, João Fernando
Palabras clave : Guiné-Bissau
Língua portuguesa - Variação
Crioulo guineense
Línguas africanas
Fecha de publicación : 31-oct-2018
Citación : CÁ, J. F. (2018)
Resumen : O presente trabalho visa perceber a avaliação de variedades do português e das demais línguas de Guiné-Bissau feita por estudantes do Ensino Secundário, com o intuito de apurar os diferentes status das variedades do português e das línguas em convívio nesse espaço e suas influências determinantes para ascensão social e cultural dos falantes. Visa também, por outro lado, observar a quem esses alunos secundaristas pensam “pertencer” a língua portuguesa e o que o português significa à Guiné-Bissau e avaliar os motivos que influenciam nessa escolha, através das suas justificativas. Como base teórica temos, principalmente, a Sociolinguística Quantitativa, e a consideração de autores como Labov (2008), Petter (2015), Lucchesi (2008), Scantamburlo (1999), Teyssier (1982) e Freitag (2016), dentre outros. O corpus utilizado na pesquisa compõe-se de inquéritos aplicados a 50 alunos do ensino secundário do Liceu Nacional Kwame Nkrumah, em Guiné-Bissau. Os inquéritos objetivam compreender se há uma relação harmoniosa ou não entre línguas e variedades do português na Guiné-Bissau. Os resultados apontam diferentes avaliações das línguas e das variedades de língua portuguesa na Guiné-Bissau, com tendência a maior valorização, por parte dos informantes, da língua portuguesa, em detrimento das demais línguas presentes nesse país, incluindo o guineense (língua falada pela maior parte dos falantes guineenses) e da valorização das variedades do português, principalmente a de Portugal. Revela-se, assim, uma atitude negativa em relação às demais línguas. Os fatores apontados como influenciadores dessa avaliação são o status social de cada língua e variedade no âmbito nacional e internacional, a submissão cultural incentivada pelo reflexo da colonização, a insegurança linguística, as diferentes visões da identidade e da cultura.
Descripción : CÁ, João Fernando. A avaliação de variedades do Português e das demais línguas de Guiné-Bissau por estudantes do ensino secundário. 2018. 82 f. Monografia (Graduação) - Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas - ILL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2138
Aparece en las colecciones: Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOÃO FERNANDO CÁ TCC.pdf2018_mono_jfcá.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.