Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2204
Título : A aula de leitura como evento de Letramento
Otros títulos : análise de uma experiência em escola pública do Maciço de Baturité
Autor : Silva, Joseliane de Aparecida Bandeira dos Santos
Palabras clave : Letramento
Leitura - aula
Leitura - modelos
Fecha de publicación : 21-dic-2017
Citación : SILVA, J. A. B. S. (2017)
Resumen : O presente estudo tem como objetivo analisar uma aula de leitura em escola pública situada no Maciço de Baturité, com base nos pressupostos de Kleiman (2008) e de Braggio (2005), em que a aula é percebida como um evento letramento. Nesse sentido, analisamos as interações ocorridas entre os alunos do 5° ano da escola Municipal Cel. Vicente Ferreira do Vale no município de Redenção e o professor em situação de sala de aula. A aula leitura nessa abordagem sociopsicolinguistica tem como objetivo ampliar o nível de letramento do indivíduo, ou seja, formar indivíduos que se percebam leitores competentes e que possam exercer o papel de cidadão ativo na sociedade em que vivem. Para análise das interações ocorridas na aula, fizemos o registro da aula da professora da turma pesquisada e posteriormente aplicamos um questionário aos alunos do 5º ano, relacionando assim o agir real, ou seja, o que a professora efetivamente fez, com a representação construída pelos alunos sobre a aula de leitura. Com a pesquisa, constamos que a professora ainda se utiliza do modelo mecanicista e que adota, para aula de leitura, métodos pouco engajados para uma formação crítica de leitores, ancorando a aula na velha fichinha de leitura, não dando autonomia ao leitor e nem trabalhando seus conhecimentos prévios, contradizendo, assim, os objetivos em trabalhar a leitura como evento de letramento. Assumimos a concepção de que o papel do professor como mediador dos conhecimentos é de suma relevância, além de possibilitar, através de seus questionamentos, entradas no texto para que os alunos construam significação, a partir dos conhecimentos de mundo.
Descripción : SILVA, Joseliane de Aparecida Bandeira dos Santos. A aula de leitura como evento de letramento: análise de uma experiência em escola pública do Maciço de Baturité. 2017. 22 f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades - Ih, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2204
Aparece en las colecciones: Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOSELIANE DE APARECIDA BANDEIRA DOS SANTOS SILVA TCC Artigo.pdf2017_jabssilva.pdf371,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.