Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2207
Título : | Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar |
Autor : | Soares, Roberta Rafaela Bernardino da Silva |
Palabras clave : | Discurso docente Memória discursiva Indisciplina |
Fecha de publicación : | 25-jul-2017 |
Citación : | SOARES, R. R. B. S. (2017) |
Resumen : | O discurso não é neutro, nem ingênuo. Ele administra e articula memórias, ideologias e silêncios que constituem o homem e sua história. Tomando isso como base, este estudo analisa o discurso docente sob a perspectiva da Análise do Discurso francesa, fundamentando-se principalmente em Orlandi (2003), Brandão (2004) e Maingueneau (2005). Examinamos os posicionamentos de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre indisciplina e mau desempenho escolar. Para isso, foram realizadas e registradas em arquivos de áudio seis entrevistas semiestruturadas com professores do município de Barreira e sete entrevistas com professores do município de Redenção. Problematizamos os entrecruzamentos discursivos presentes no discurso docente e refletimos sobre a construção simbólica da realidade a partir do olhar desses sujeitos aparentemente neutros, mas carregados de ideologias. Em nossas entrevistas, percebemos que os docentes apropriaram-se de quatro ideias socialmente instituídas: a) A interação em sala é regulada pelo professor; b) A indisciplina é fruto da relação do aluno com seu contexto familiar; c) Respeito se associa à ideia de temor; d) Afetividade é o principal instrumento de aproximação com os alunos. Os resultados apontam para uma busca pelos velhos tempos da "boa docência", o que se evidencia através das tensões entre o discurso da pedagogia atual e o discurso da pedagogia tradicional, frequentemente misturados nos enunciados do corpus coletado. Além disso, constatamos a presença de discursos outros, como o sexista, o capitalista, o jurídico e o religioso, também evidenciada nos textos analisados. |
Descripción : | SOARES, Roberta Rafaela Bernardino da Silva. Reflexões sobre o discurso docente acerca da indisciplina e do mau desempenho escolar. 26f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2207 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROBERTA RAFAELA BERNARDINO DA SILVA SOARES TCC Artigo.pdf | 2017_art_rrbssoares.pdf | 275,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.