Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2252
Title: Bantos e Iorubás nas Américas: a intelectualidade e discursividade ancestral de Abdias do Nascimento e Manuel Zapata Olivella
Authors: Santos, Denilson Lima
Keywords: Intelectuais negros
Literatura latino-americana
Nascimento, Abdias do, 1914-2011 - Crítica e interpretação
Zapata Olivella, Manuel, 1920-2004 - Crítica e interpretação
Issue Date: Jan-2018
Publisher: Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as
Citation: SANTOS, D. L. (2018)
Abstract: A partir da escrita de autores negros e suas formações intelectuais que assumem uma posição contrária ao pensamento ocidental de influência eurocêntrica. Como exemplos de autores que utilizam sua escrita como resistência à estética hegemónica vigente, comparamos Abdias do Nascimento (1914-2011) e Manuel Zapata Olivella (1920-2004) e suas respectivas obras Sortilégio II: mistério negro de Zumbi redivivo (1979) e Changó, el gran putas (1983). Estes escritores como integrantes da intelligentsia afro-latina, se posicionam como insurgentes e conscientes da pluralidade de vozes que estão presentes no mundo afrodescendente. Além disso, os autores afros ressaltam os elementos da tradição ioruba e banta como estética literária. Dessa maneira, tanto o afro-brasileiro como o afro-colombiano propõem uma escrita da ancestralidade como outra episteme que também pode ser visibilizada na tradição literária latino-americana.
Description: SANTOS, Denilson Lima. Bantos e Iorubás nas Américas: a intelectualidade e discursividade ancestral de Abdias do Nascimento e Manuel Zapata Olivella. Revista da ABPN, São Paulo, v. 10, ed. esp., p. 765-793, jan. 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2252
ISSN: 2177-7770
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos - Docentes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_arti_denilsonsantos_01.pdf2018_arti_denilsonsantos_01.pdf543,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.