Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2355
Título : Afrocentricidade, currículo e identidade cultural em São Tomé e Príncipe: uma análise sobre o Ensino Secundário entre 2010 e 2020
Autor : Costa, Mirian Fonseca
Palabras clave : Afrocentricidade
Currículos - Planejamento
História (Ensino fundamental) - São Tomé e Príncipe - 2010-2020
Negros - Identidade racial
Fecha de publicación : 20-ago-2021
Citación : COSTA, M. F. (2021)
Resumen : O presente artigo propõe uma análise crítica sobre o currículo do componente de História. Para estes fins, pretende-se fazer uma análise sobre a identidade cultural, no sistema de ensino secundário entre 2010 e 2020 a partir da epistemologia da Afrocentricidade. Além disso, refletir sobre educação Afrocentrada e a necessidade de inclusão dos conteúdos africanos nos livros didáticos e pragmatizados em sala de aula. Sendo assim, partiremos da seguinte pergunta: uma educação afrocentrada em São Tomé e Príncipe contribuirá para a construção e a valorização da identidade cultural do povo santomense? Do ponto de vista metodológico este trabalho pauta pela abordagem qualitativa, privilegiando a análise bibliográfica, como, livros, monografias, e artigos partindo de referências como Benedito (2016), Cardoso (2020), Melo (2020), Candau (2008), Diop (1991), Silva (2016), Nascimento (2008), Tavares (2020), Asante (2009), entre outros. Este trabalho é relevante para pensar problema geracional e racial que atravessam o sistema educacional santomense e com seus impactos em diversas dimensões como política, económicas, social, epistemológica, entre outras. Ademais, pensamos que este trabalho poderá servir como aporte científico, para pesquisas futuras em educação em São Tomé e Príncipe, considerando os caminhos epistemológicos que propõe uma nova narrativa epistêmica e projeto pedagógico compromissado com a construção da consciência histórica e a libertação das mentes.
Descripción : COSTA, Mirian Fonseca. Afrocentricidade, currículo e identidade cultural em São Tomé e Príncipe: uma análise sobre o Ensino Secundário entre 2010 e 2020. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2355
Aparece en las colecciones: Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_arti_miriancosta.pdf2021_arti_miriancosta.pdf349,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.