Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2372
Título : Currículo e construção de identidade negra-africano: uma compreensão a partir dos livros didáticos do 5° ano do Ensino Básico de Cabo Verde
Autor : Carvalho, Dairine Lara Tavares de
Palabras clave : Ensino fundamental - Cabo Verde
Livros didáticos - Cabo Verde
Negros - Identidade racial
Fecha de publicación : 10-ago-2021
Citación : CARVALHO, D. L. T. (2021)
Resumen : Esta pesquisa teve como objetivo analisar os livros didáticos de língua portuguesa e de história e geografia do 5° ano, utilizados nas escolas do ensino básico de Cabo Verde, que contribuem para a construção de identidade dos estudantes. Por conta, disso avulta a seguinte questão problematizadora: de que forma os livros didáticos contribuem para o processo de construção de identidade dos estudantes? Trata-se de um estudo bibliográfico e de análise documental em que analisamos dois livros didáticos, sendo um da língua portuguesa e um de história e geografia do ensino básico, utilizados em Cabo Verde. Buscamos identificar como temas relacionados à valorização da cultura africana, encontram-se nos livros didáticos visando a construção identitária dos estudantes. Para tanto, optamos pela utilização da técnica de análise de conteúdo, na qual definimos um conjunto de quatro categorias: Língua Caboverdiana como fator identitário; Identidade e pertencimento étnico-racial; Representação geográfica de Cabo Verde e História de Cabo Verde. A partir dessas quatros categorias de análise buscamos identificar dentro dos livros didáticos elementos e aspectos culturais, históricos e linguísticos que contribuem para a construção de identidade dos estudantes. A partir das análises dos livros didáticos, constatamos certos avanços em relação ao conteúdo ensinado nas escolas cabo-verdianas, porém frisamos a necessidade de uma mudança no paradigma educativo a partir da perspectiva da afrocentricidade, visando a descolonização curricular e das políticas curriculares.
Descripción : CARVALHO, Dairine Lara Tavares de. Currículo e construção de identidade negra-africano: uma compreensão a partir dos livros didáticos do 5° ano do Ensino Básico de Cabo Verde. 2021. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2372
Aparece en las colecciones: Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_mono_dairinecarvalho.pdf2021_mono_dairinecarvalho.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.