Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2713
Título : | Narrativas de professoras lésbicas: violências de gênero e sexualidade e a identidade docente |
Autor : | Andrade, Gilvania Moreira de |
Palabras clave : | Identidade de gênero Professoras lésbicas Violência contra homossexuais |
Fecha de publicación : | 16-feb-2022 |
Citación : | ANDRADE, G. M. (2022) |
Resumen : | Esse artigo tem como objetivo compreender as violências de gênero e sexualidade vivenciadas por professoras lésbicas da Educação Básica em suas trajetórias de vida e a repercussão disso na constituição da identidade docente. Os objetivos específicos do presente estudo são: caracterizar as violências de gênero e sexualidade que atravessam a vida das mulheres lésbicas e analisar como as professoras lésbicas da Educação Básica vivenciam suas sexualidades no ambiente escolar e a repercussão na constituição da identidade docente. Esta pesquisa emergiu a partir das discussões no curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos. Embora a docência seja um lugar majoritariamente ocupado por mulheres, ser professora lésbica requer luta diária diante das opressões que impactam a constituição da identidade docente dessas mulheres. A proposta teórico-metodológica utilizada foi o método (auto) biográfico (ou das histórias de vida) e a entrevista narrativa, a técnica utilizada para a obtenção dos dados. As narrativas das mulheres lésbicas e professoras, revelaram que suas trajetórias de vida foram marcadas por experiências de violência de gênero e sexualidade. O ambiente familiar, a trajetória escolar na infância e adolescência, a universidade e a escola, como o atual ambiente de trabalho, são espaços onde elas vivenciaram e vivenciam, situações em que se sentem violentadas em decorrência da sexualidade e essas violências tem impactos na constituição da identidade docente. |
Descripción : | ANDRADE, Gilvania Moreira de. Narrativas de professoras lésbicas: violências de gênero e sexualidade e a identidade docente. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2713 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_arti_gilvaniaandrade.pdf | 2022_arti_gilvaniaandrade.pdf | 237,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.