Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2875
Title: | Integração dos alunos africanos e brasileiros na Unilab |
Authors: | Pereira, Márcia Nascimento |
Keywords: | Integração Internacional - Unilab Relações etno-raciais Integração - Unilab |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | PEREIRA, M. N. (2016) |
Abstract: | O objeto a ser estudado é a integração dos estudantes africanos e brasileiros na UNILAB. Pesquisamos como acontece essa relação de convivência entre os alunos africanos e brasileiros, abordamos como ocorre o processo de integração, como se relacionam, se conhecem; principalmente a integração em sala de aula, no momento das refeições, dos intervalos de aula, entre outros espaços sociais. Isso na visão de um conhecimento de um período de dois anos, de fevereiro de 2014 a novembro de 2016, na cidade de Redenção e Acarape no estado do Ceará. A metodologia foi a princípio, uma pesquisa bibliográfica com artigos e livros sobre o tema, não foi fácil encontra-los, mas persisti. Posteriormente seguiu-se a pesquisa de campo com entrevistas de perguntas abertas, foram entrevistados vinte quatro estudantes de diferentes nacionalidades, menos moçambicanos, entre vinte e trinta e quatro anos. Mas no final da pesquisa evidenciamos que a interação não é fácil, é um processo contínuo, complexo. |
Description: | PEREIRA, Márcia Nascimento. Integração dos alunos africanos e brasileiros na Unilab. 45 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2016. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2875 |
Appears in Collections: | Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marcia com ficha.pdf | 2016_mono_mnpereira.pdf. | 632,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.