Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2908
Título : A intenção moral na literatura dita infantil na escola e análise dos contos “Mutipi” e “Reis De Chifre”.
Autor : Pastor, Meirilane Sousa
Palabras clave : Literatura infantil
Contos africanos
Contos brasileiros
Intenção moral
Fecha de publicación : 2014
Citación : PASTOR, M. S. (2014)
Resumen : Este estudo trata sobre a literatura infantil e suas concepções, mediante análise de dois contos: “Mutipi”, narrativa advinda de Moçambique, coligida por Henri Junod e “Reis de Chifre”, conto popular brasileiro. O presente trabalho tem como objetivo precípuo analisar a intenção moral em narrativas de tal porte e observar, na Educação Básica, se permanece a utilização de tal viés de cunho pedagógico e moralizante na contação de histórias daquela natureza para crianças. Desse modo, a partir de observação da prática da leitura em escolas de rede municipal no Maciço do Baturité, suscitou a necessidade na pesquisadora de conhecer as motivações de professores aplicarem adaptações/mudanças nos textos literários. Assim, além de observar as questões morais e lúdicas nas narrativas de origem oral nos contos acima especificados, temos o intuito de repensar as práticas de ensino e de aprendizagem de leitura de obras literárias. Para essa investigação, realizamos pesquisa bibliográfica, com a utilização de teóricos que versam sobre a temática, tais como Ricardo Azevedo, Nelly Novaes Coelho, Maria Cristina de Gouvêa, Cristiane Madanêlo. Também aplicamos questionário para professores em três escolas da rede municipal de Redenção, Acarape e Barreira, com o objetivo de verificar aquela inserção da contação de histórias pautada em textos literários em sala de aula para crianças da faixa de 02 a 05 anos. Assim, pretende-se como resultado entender as motivações e ressignificar os espaços de aprendizagem e do gosto pela leitura, como movimento lúdico e de conhecimento de mundo.
Descripción : PASTOR, Meirilane Sousa. A intenção moral na literatura dita infantil na escola e análise dos contos “Mutipi” e “Reis De Chifre”. 67 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2014.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2908
Aparece en las colecciones: Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Meirilane Sousa Pastor BHU com ficha.pdf2014_mono_mspastor.pdf.5,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.