Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2961
Título : | Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no livro didático da EJA: Estudo na EEF Francisco Rocha Ramos Acarape-CE |
Autor : | Aquino, Antonio Leonardo Moreira de |
Palabras clave : | Ensino de história Cultura afro-brasileira e africana EJA E.E. F Francisco Rocha Ramos Acarape-CE |
Fecha de publicación : | 2-ago-2017 |
Editorial : | AQUINO, A. L. M. (2017) |
Resumen : | O presente trabalho de pesquisa teve por escopo principal analisar o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana no Livro Didático de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no 2º Segmento do Ensino Fundamental, Etapa V, com fundamentos hermenêuticos a partir da Lei nº 10.639/2003. Como se verifica, o Ensino Fundamental no âmbito da EJA é dividido em 2 (dois) Seguimentos sequenciais: o 1º (primeiro), que corresponde do 1º ao 5º ano escolares e o 2º (segundo) Seguimento que contempla do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas seguintes etapas: EJA IV, correspondente aos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; e, EJA V, que corresponde ao 8º e 9º anos (esta última é o objeto específico de estudo). O estudo ocorreu na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental Francisco Rocha Ramos, no Município de Acarape-Ce. Vislumbra-se que o ensino-aprendizagem da História e Cultura AfroBrasileira e Africana tem sido sempre uma das questões cruciais para a Educação Básica, especificamente para a EJA, cujo corpo discente é composto por sujeitos sociais que estão fora de faixa etária e considerável tempo distante do ensino formal, porém, carrega consigo um significado arcabouço de experiências ou aprendizagens não formais. Por esta e outras razões, concebe-se que a EJA é uma modalidade de ensino-aprendizagem que requer abordagem didático-pedagógica diferenciada que se adéque à realidade do discente jovem ou adulto. Deste modo, a aquisição de conhecimento com fundamento em saberes populares da realidade cotidiana dos alunos da EJA se contrapõe à tentativa do ensino-aprendizagem com base em conteúdos abstratos e/ou alheio ao mundo concreto dos alunos para além do livro didático. |
Descripción : | AQUINO, Antonio Leonardo Moreira de. Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no livro didático da EJA: estudo na EEF. Francisco rocha ramos Acarape-CE. 32 f. Mono (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2017 |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2961 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIO LEONARDO TCC.pdf | 2017_mono_almaquino.pdf. | 755,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.