Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3051
Title: | Integração - desafios e perspectivas: o caso dos estudantes guineenses da Unilab/Malês |
Authors: | Gomes, Ivanildo Carlos |
Keywords: | Estudantes - Identidade Integração universitária Multiculturalismo |
Issue Date: | 6-Jul-2022 |
Citation: | GOMES, I. C. (2022) |
Abstract: | A presente monografia tem por objetivo principal descrever as questões relacionadas ao processo de integração dos estudantes guineenses dentro da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), incluindo os desafios enfrentados por esse público. Neste trabalho também são discutidas questões ligadas ao multiculturalismo, à interculturalidade e à identidade, conceitos importantes para a discussão proposta. Igualmente temos a intenção de compreender as razões que contribuem para a vinda de estudantes da Guiné-Bissau para o Brasil, mais especificamente para a UNILAB, percebendo em que medida o processo de integração intercultural vivido por esses estudantes participam de suas vidas depois de terminarem a graduação. Para a realização da pesquisa foram coletadas informações de estudantes guineenses que estavam em três momentos distintos do processo, a saber: estudantes ingressantes, estudantes em fase de conclusão de curso e estudantes já graduados. Com base nas respostas, realizamos análises qualitativas das respostas a partir de critérios pré-estabelecidos relativos à busca por formação fora da Guiné-Bissau, às dificuldades e desafios enfrentados, à integração – e possível exclusão – vivenciados na universidade e à vida pós-UNILAB e as perspectivas de retorno à Guiné-Bissau. O trabalho em si traz uma abordagem que consegue esclarecer às dificuldades enfrentadas pelos estudantes guineenses, tanto no âmbito acadêmico, quanto pessoal durantes suas formações. A realidade difícil da política e da educação guineenses são fatores fundamentais para que esses estudantes busquem a UNILAB, com seu projeto internacionalista e multicultural, para suas formações acadêmicas. Percebe-se que, antes de regressarem ao país de origem, a prioridade desses estudantes é aproveitar ao máximo todas as oportunidades em termos de graduação e pós-graduação no Brasil, uma vez que, superadas as dificuldades, sentem-se encorajados a realizar sua formação de forma ampla neste país. |
Description: | GOMES, Ivanildo Carlos. Integração - desafios e perspectivas: o caso dos estudantes guineenses da Unilab/Malês. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3051 |
Appears in Collections: | Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_mono_ivanildogomes.pdf | 2022_mono_ivanildogomes.pdf | 519,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.