Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3146
Título : | A inserção das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC'S) na Escoa de ensino fundamental e médio Deputado Ubiratan Diniz de Aguiar no município de Capistrano |
Autor : | Pinheiro, Francisca Helena Batista Barros, José Aurilo Oliveira, Naiana Martins de |
Palabras clave : | Tecnologia da Informação e Comunicação Educação Capacitação dos professores |
Fecha de publicación : | 9-ago-2014 |
Citación : | PINHEIRO, F. H. B.; BARROS, J. A.; OLIVEIRA, N. M. de (2014) |
Resumen : | Esta pesquisa aborda o papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação hoje e sua contribuição na aprendizagem de conteúdos. A formação e atuação de professores para o uso das tecnologias na educação é um processo que une o domínio do recurso tecnoló-gico com a ação pedagógica e com os conhecimentos teóricos necessários para refletir, com-preender e transformar em ação. Também argumenta que uma educação de qualidade, deman-da entre outros elementos, tanto uma visão crítica dos processos escolares quanto aos apropri-ados e criteriosos das novas tecnologias. Para verificar melhor o problema da utilização de tecnologias na Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Ubiratan Diniz de Aguiar, foram aplicadas entrevistas com os professores e distribuídos questionários investigativos com os alunos. Na ação pedagógica obteve-se uma mudança que por meio de um processo de ação e reflexão, puderam significar seus próprios valores e adquirir subsídios para criar situações diversificadas para seus alunos em um ambiente informatizado, proporcionando condições para que eles desenvolvam competências e habilidades essenciais para um convívio mais har-monioso e solidário na escola, bem como na sociedade na qual estão inseridos. Os professores consideram a tecnologia na educação uma ótima ferramenta para enriquecer as aulas, bem co-mo para desenvolver habilidade e avaliar o computador como uma ferramenta estimuladora que oferece muitas opções de ampliação dos conhecimentos. |
Descripción : | PINHEIRO, Francisca Helena Batista; BARROS, José Aurilo; OLIVEIRA, Naiana Martins de. 2014. 56f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2014. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3146 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Especialização em Gestão Pública |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FRANCISCA HELENA BATISTA PINHEIRO JOSÉ AURILO BARROS NAIANA MARTINS DE OLIVEIRA.pdf | 2014_mono_fhbpetal.pdf | 899,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.