Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3314
Título : | Análise do programa agrinho na perspectiva ambiental - contribuições e aprendizados dos alunos da escola municipal Sebastião José Bezerra |
Autor : | Souza, Neisse Evangelista da Costa |
Palabras clave : | Aprendizado Escola Meio ambiente Programa Agrinho |
Fecha de publicación : | 19-may-2018 |
Citación : | SOUZA, N. E. C. (2018) |
Resumen : | O homem para satisfazer suas necessidades está a cada dia aumentando a sua intervenção na natureza, trazendo consequências sérias para o Meio Ambiente. Diante disso urge buscar alternativas para desenvolver em nós, seres humanos, atitudes e ações que colaborem para reverter tal situação e promover qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Com o propósito de iniciar nas escolas rurais um processo de discussão que pensa o meio ambiente como algo que está relacionado à própria existência, foi instituído o Programa Agrinho no estado do Ceará no ano de 2003. Esse programa tem a missão de formar a futura geração de produtores rurais. É um programa social e educativo que visa levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando a inclusão de crianças e jovens do 2o ao 9o ano do ensino fundamental no campo. O presente trabalho buscou analisar o Agrinho na perspectiva ambiental, realizando um estudo de caso na Escola Municipal Sebastião José Bezerra para observar as contribuições do programa e aprendizados dos alunos do 9o ano. Foi utilizado como procedimento metodológico no presente estudo uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa mediante o uso de questionário aplicado junto aos envolvidos, quais sejam alunos, professores e núcleo gestor da escola. Os resultados demostram que as questões relacionadas ao meio ambiente ainda não são trabalhadas de forma interdisciplinar, restringindo-se aos assuntos trazidos pelos livros didáticos e a eventos pontuais. |
Descripción : | SOUZA, Neisse Evangelista da Costa. Análise do programa agrinho na perspectiva ambiental - contribuições e aprendizados dos alunos da escola municipal Sebastião José Bezerra. 2018. 38 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídrico, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3314 |
Aparece en las colecciones: | Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA TCC.pdf | 2018_mono_necsouza.pdf | 748,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.