Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3532
Título : Gestão democrática: concepções e práticas de gestores de escolas de educação de base em Angola
Autor : Gunza, Cândido José
Palabras clave : Democracia e educação - Luanda (Angola)
Escolas - Organização e administração - Luanda (Angola)
Fecha de publicación : 31-ene-2023
Citación : GUNZA, C. J. (2023)
Resumen : Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, realizada no âmbito do Curso de Pedagogia – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Campus dos Malês – Bahia, cuja finalidade foi investigar as práticas de gestão democrática desenvolvidas pelos(as) gestores(as) em escolas públicas, do Ensino de Base, Luanda-Angola. A pesquisa foi desenvolvida através de questionário, aplicado aos 6 (seis) gestores participantes. O instrumento coletou informações sobre concepções e finalidades da gestão democrática; as práticas de gestão democrática; e, a participação da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão. Foi possível verificar que embora os gestores compreendam e saibam da importância da gestão democrática, ainda ocorre um distanciamento entre o discurso e a prática. Os gestores apresentaram ações ou algumas vivências de cunho democrático, mas ainda têm um longo caminho para efetivá-la. Com este trabalho, espera-se contribuir com os estudos sobre gestão democrática, sobretudo, no contexto das escolas de Angola.
Descripción : GUNZA, Cândido José. Gestão democrática: concepções e práticas de gestores de escolas de educação de base em Angola. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3532
Aparece en las colecciones: Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_arti_candidogunza.pdf2023_arti_candidogunza.pdf226,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.