Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3563
Título : | Alfabetização e letramento de crianças com TEA: desafios e perspectiva da educação inclusiva no município de Candeias durante pandemia |
Autor : | Pereira, Tailana Nogueira |
Palabras clave : | Alfabetização COVID-19, Pandemia de, 2020-2023 Crianças com transtorno do espectro autista - Candeias (BA) Educação inclusiva - Candeias (BA) Letramento |
Fecha de publicación : | 30-ene-2023 |
Citación : | PEREIRA, T. N. (2023) |
Resumen : | O presente trabalho de Monografia tem como foco analisar como se deu o processo de alfabetização e letramento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista no município de Candeias/BA, sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, que envolveu 4 profissionais da educação de duas escolas, uma sendo de seguimento da educação infantil e outra de anos iniciais do ensino fundamental. Visando, compreender quais foram os desafios que foram enfrentados por elas no período de ensino remoto e em sua retomada ao ensino presencial. Foi utilizada como instrumento a entrevista semiestruturada para coleta de dados. Com a análise dos dados coletados, observou-se que é necessário do apoio da família, acompanhamento com equipe multidisciplinar e das profissionais da educação no ambiente escolar. Entretanto os profissionais da educação devem estar dispostos a fazer com que a aprendizagem aconteça, e isso se torna um grande desafio, pois essas profissionais devem estar sempre buscando novas estratégias para o ensino-aprendizagem, levando em conta as individualidades de cada estudante com TEA. Todavia, é notório, nos contextos pesquisados, que não há uma intencionalidade no que se refere à alfabetização e o letramento desses estudantes por parte das professoras, e isso acaba negligenciando o direito do estudante e afetando de forma direta e/ou indireta seu desenvolvimento. |
Descripción : | PEREIRA, Tailana Nogueira. Alfabetização e letramento de crianças com TEA: desafios e perspectiva da educação inclusiva no município de Candeias durante pandemia. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3563 |
Aparece en las colecciones: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_mono_tailanapereira.pdf | 2023_mono_tailanapereira.pdf | 681,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.