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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3612
Título : | Ensino de sociologia entre poderes: História e Institucionalização do Curso de Licenciatura em Sociologia na Universidade Eduardo Mondlane (1995 a 2012) |
Autor : | Amaral, Alcides André |
Palabras clave : | Autonomia universitária - Moçambique Sociologia - Estudo e ensino Ensino superior |
Fecha de publicación : | 17-ago-2021 |
Citación : | AMARAL, A. A. (2021) |
Resumen : | O questionamento da relevância das ciências sociais nas Instituições de Ensino Superior e a preocupação com a questão da autonomia das universidades em Moçambique, descrevem alguns dos principais tópicos de discussão entre os cientistas sociais, no mundo no geral, e em Moçambique em particular. Por um lado, este trabalho procura tomar parte desta discussão e, por outro, mas em consequência disso, propor uma outra formulação do problema prestando mais atenção no discurso que questiona a relevância das ciências sociais no ensino superior. Esta proposta sugere a compreensão do contexto econômico e político que tornou possível a emergência deste discurso como forma de melhor tomar posições morais sobre ele. Para esse feito, o trabalho foca-se na análise do processo de institucionalização do Curso de Licenciatura em Sociologia na Universidade Eduardo Mondlane considerando os diferentes contextos que determinaram a história do Ensino superior em Moçambique. Para esse propósito, com base em Análise documental e bibliográfica, à luz da teoria de “campo social” de Bourdieu articulado com toda uma abordagem teórica que perpassa, entre outros, entre Michel Foucault e Carlos Serra e chega até Martin Wight no campo das Relações Internacionais procura-se estudar o processo de institucionalização do ensino do Curso de Licenciatura (graduação) em Sociologia na Universidade Eduardo Mondlane de 1995 a 2012 no contexto dos cinquenta anos do ensino superior em Moçambique. Pretendemos, a partir deste estudo, refletir sobre a relevância que é atribuído ao ensino das ciências sociais no contexto contemporâneo moçambicano, considerando a discussão sobre a autonomia das universidades num contexto político e econômico neoliberal que o caracteriza. Chegamos, entretanto, em algumas considerações do resultado: o ensino de Sociologia, enquanto Curso de Licenciatura, dá-se em um contexto complexo de relações de poder que se estrutura a partir de uma relação entre Moçambique com o Sistema Capitalista Global sendo a subalternidade a sua posição neste sistema. |
Descripción : | AMARAL, Alcides André. Ensino de sociologia entre poderes: História e Institucionalização do Curso de Licenciatura em Sociologia na Universidade Eduardo Mondlane (1995 a 2012). 2021. 125 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3612 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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