Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3694
Título : Tecnologias digitais no ensino de física: PhET como recurso de ensino-aprendizagem para o oscilador harmônico simples
Autor : Williams, Peter Stephen Frota
Palabras clave : Tecnologias digitais
Física
PhET
Ensino-aprendizagem
Fecha de publicación : 2-ago-2022
Citación : WILLIAMS, P. S. F. (2022)
Resumen : As tecnologias digitais entraram em ascensão após o século XX. Atualmente elas desempenham um papel fundamental na construção coletiva do conhecimento e das relações humanas em quase todo o mundo. Em meio às suas distintas contribuições para a sociedade, as tecnologias digitais também favorecem as práticas docentes, auxiliando na compreensão de conteúdos trabalhados em sala de aula. Este trabalho tem dois objetivos em específico, o primeiro propor o Physics Education Technology – PhET como recurso de ensino – aprendizagem em de Física. O PhET é um projeto educacional constituído de simulações divertidas, gratuitas e interativas sobre as áreas de ciências da natureza e matemática. E como segundo objetivo, explorar o PhET paro o ensino de física, por meio de uma proposta de aula utilizando a simulação “Massas e Molas” na qual explora um oscilador harmônico simples. Neste trabalho foram evidenciados os conteúdos Lei de Hooke e Energia de Conservação, para alcançar esses objetivos essa pesquisa foi baseada em uma metodologia centrada em três etapas: análise de conteúdo, exploração da ferramenta PhET e criação da proposta de aula experimental. A partir desta pesquisa, nota-se como o PhET pode ser útil para o ensino de física facilitando a abordagem do professor e o possivelmente entendimento dos alunos. Além disso, este trabalho fornece para professores um plano de aula sobre o oscilador harmônico simples.
Descripción : WILLIAMS, Peter Stephen Frota. Tecnologias digitais no ensino de física: PhET como recurso de ensino-aprendizagem para o oscilador harmônico simples. 2022. 46 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - ICEN, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3694
Aparece en las colecciones: Monografia - Física Licenciatura plena

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - PETER S F WILLIAMS - 2022._organized.pdf2022_mono_psfwilliams.pdf.2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.