Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3694
Título : | Tecnologias digitais no ensino de física: PhET como recurso de ensino-aprendizagem para o oscilador harmônico simples |
Autor : | Williams, Peter Stephen Frota |
Palabras clave : | Tecnologias digitais Física PhET Ensino-aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2-ago-2022 |
Citación : | WILLIAMS, P. S. F. (2022) |
Resumen : | As tecnologias digitais entraram em ascensão após o século XX. Atualmente elas desempenham um papel fundamental na construção coletiva do conhecimento e das relações humanas em quase todo o mundo. Em meio às suas distintas contribuições para a sociedade, as tecnologias digitais também favorecem as práticas docentes, auxiliando na compreensão de conteúdos trabalhados em sala de aula. Este trabalho tem dois objetivos em específico, o primeiro propor o Physics Education Technology – PhET como recurso de ensino – aprendizagem em de Física. O PhET é um projeto educacional constituído de simulações divertidas, gratuitas e interativas sobre as áreas de ciências da natureza e matemática. E como segundo objetivo, explorar o PhET paro o ensino de física, por meio de uma proposta de aula utilizando a simulação “Massas e Molas” na qual explora um oscilador harmônico simples. Neste trabalho foram evidenciados os conteúdos Lei de Hooke e Energia de Conservação, para alcançar esses objetivos essa pesquisa foi baseada em uma metodologia centrada em três etapas: análise de conteúdo, exploração da ferramenta PhET e criação da proposta de aula experimental. A partir desta pesquisa, nota-se como o PhET pode ser útil para o ensino de física facilitando a abordagem do professor e o possivelmente entendimento dos alunos. Além disso, este trabalho fornece para professores um plano de aula sobre o oscilador harmônico simples. |
Descripción : | WILLIAMS, Peter Stephen Frota. Tecnologias digitais no ensino de física: PhET como recurso de ensino-aprendizagem para o oscilador harmônico simples. 2022. 46 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - ICEN, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022 |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3694 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Física Licenciatura plena |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PETER S F WILLIAMS - 2022._organized.pdf | 2022_mono_psfwilliams.pdf. | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.