Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3717
Título : | Jogos como metodologia de ensino em Biologia: um relato de experiência da aplicação do quiz através do PIBID |
Autor : | Silva, Francisco Matheus Bento da |
Palabras clave : | Biologia Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Jogos |
Fecha de publicación : | 3-ene-2018 |
Resumen : | Por muito tempo, a relação professor-aluno foi vista apenas como um momento de tutoria, onde que o primeiro estava ali para ensinar e o outro apenas para aprender, de modo que o conhecimento, muitas vezes, era considerado como algo a ser decorado momentaneamente e não, de fato, adquirido. Com a evolução do homem e da sociedade foi vista a necessidade de elaboração de novas metodologias de ensino que permitisse avançar na compreensão dos processos educativos. A partir dessa demanda, a formação de professores ganhou cada vez mais relevância, tornando necessária a criação de programas que incentivassem e potencializassem essa formação, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Este programa permite que os licenciandos tenham a oportunidade de se aproximarem das salas de aulas e perceberem os desafios presentes nestes espaços, para que possam pensar métodos para superá-los, visando a melhoria da aprendizagem, através de intervenções pedagógicas qualificadas por processos de reflexão e ação. A experiência do PIBID na E.E.M. Maria do Carmo Bezerra, situada no município de Acarape, possibilitou o desenvolvimento de ações diversas junto às turmas, como a aplicação de QUIZ que objetivou tanto avaliar quanto reforçar o conteúdo abordado em sala de aula nas disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, em junho de 2017. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo refletir sobre o QUIZ como estratégia metodológica para o ensino de Biologia. Metodologicamente se assenta na abordagem qualitativa e usa como estratégias de aproximação com a realidade o relato reflexivo. |
Descripción : | SILVA, Francisco Matheus Bento da. Jogos como metodologia de ensino em Biologia: um relato de experiência da aplicação do quiz através do PIBID. 2018. 46f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3717 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matheus Bento TCC.pdf | 2018_mono_fmbdasilva.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.