Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3739
Título : | Memória, formação e trabalho docente do professor de matemática |
Autor : | Miguel, Camila Maria Moreira |
Fecha de publicación : | 30-oct-2018 |
Citación : | MIGUEL, C. M. M. (2018) |
Resumen : | O ensino de Matemática historicamente vem tomando como referência uma racionalidade técnica, privilegiando a capacidade de assimilação e reprodução de conteúdos específicos, em detrimento da contextualização destes na realidade concreta dos sujeitos. Para tanto, nosso objetivo foi compreender o fenômeno educativo relacionado às práticas desses profissionais, sua memória, sua trajetória familiar e acadêmica e o modo como estas influenciaram na escolha pela profissão e influenciam no exercício da mesma. Dessa forma, considerarmos a memória como importante elemento de aproximação entre teoria e prática na formação docente, e como o trabalho e a formação afetam a construção identitária dos professores de Matemática, identificando elementos das trajetórias de vida e formação que influenciam na (re) construção de suas concepções e práticas de ensino, assim como o seu jeito de ser e estar na profissão. Para tanto, realizamos uma entrevista de abordagem qualitativa com docentes de matemática, que atuam na Escola de Ensino Médio Maria do Carmo Bezerra, localizada em Acarape / Ceará / Brasil. Os resultados apontam um discurso positivo sobre a profissão. Os professores carregam em suas práticas elementos de sua formação, mas estão disponíveis às novas experiências, buscando tornar a matemática mais acessível, através de uma adaptação contínua às diferentes realidades de cada turma, valorizando a relação professor/aluno e assim, construindo suas experiências, são esses elementos que vão compondo sua identidade como docente. |
Descripción : | MIGUEL, Camila Maria Moreira. Memória, formação e trabalho docente do professor de matemática. . 2018. 47f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3739 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMILA MARIA MOREIRA MIGUEL_TCC.pdf | 2018_cmmmiguel.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.