Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3755
Título : História da matemática como estratégia para o ensino e a aprendizagem de matemática: uma estudo na Escola de Ensino Fundamental Sebastião José Bezerra em Redenção-Ce
Autor : Castro, Francisca Gleiciana Silva de
Palabras clave : História da matemática
Matemática – Estudo e ensino
Recurso pedagógico
Ensino e aprendizagem
Fecha de publicación : 31-jul-2017
Citación : CASTRO, F. G. S. (2017)
Resumen : O presente estudo buscou compreender as contribuições da História da Matemática como recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Sebastião José Bezerra, Redenção-CE. O ensino de Matemática tem se destacado como um dos maiores desafios para a educação brasileira já que para muitos estudantes a disciplina é difícil e seus conteúdos não têm relação com o cotidiano. Nesse sentido, inserir recursos pedagógicos que contribuam para mudar essa concepção dos estudantes é fundamental. O interesse em investigar as contribuições da História da Matemática para o Ensino Fundamental resultou de experiências pessoais juntamente com o desejo de contribuir para a desmistificação da Matemática como algo difícil. A História da Matemática é um dos recursos que pode proporcionar aos estudantes a compreensão de que a Matemática foi sendo construída ao longo tempo. O estudo tem uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa intervenção, efetuando a coleta de dados por meio de questionários, análise documental, apresentação do “Túnel do Tempo: história dos números” e relatos orais. Sobre a análise realizada os sujeitos apontaram contribuições do uso da História da Matemática para melhorar a aprendizagem, principalmente por apresentar o contexto histórico e sua relação com a realidade deles. Os professores destacaram que é importante utilizar metodologias diferentes que despertem o interesse dos estudantes.
Descripción : CASTRO, Francisca Gleiciana Silva de. História da matemática como estratégia para o ensino e a aprendizagem de matemática: uma estudo na Escola de Ensino Fundamental Sebastião José Bezerra em Redenção-Ce. 2017. 59f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3755
Aparece en las colecciones: Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FRANCISCA GLEICIANA SILVA DE CASTRO_TCC.pdf2017_mono_fgsdecastro.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.