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Title: Educação e relações étnico-raciais
Other Titles: um estudo de caso sobre os impactos da lei n° 10.639/03 na escola de ensino médio Deputado Ubiratan Diniz Aguiar - Capistrano/CE
Authors: Araujo, Diego Matos
Keywords: Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]
Relações étnico-raciais
Capistrano -CE - Educação
Issue Date: 2016
Citation: ARAÚJO, D. M. (2016)
Abstract: Introdução: A presente pesquisa intitulada - Educação e Relações Étnico-Raciais: Um estudo de caso sobre os impactos da lei no 10/639/03 teve como Cenário a Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Ubiratan Diniz Aguiar na cidade de Capistrano, Estado do Ceará situado na Região do Maciço de Baturité. Objetivo: Avaliar os impactos produzidos pela lei nº 10.639/2003 no cotidiano escolar, vivenciados por professores e alunos da Escola da Rede Estadual de Ensino Médio Deputado Ubiratan Diniz Aguiar Capistrano/CE. Metodologia: A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionário semiestruturado a três Professores de História, dois de Língua Portuguesa/Literatura e 10 alunos da 3ª série do Ensino Médio da referida Escola, com metodologia qualitativa e quantitativa. Elegeu-se a Análise de Discurso e o Programa Excel para interpretação dos dados obtidos no que se refere aos impactos produzidos pela lei nº 10.639/2003 no cotidiano escolar, vivenciados por professores e alunos da escola em Epígrafe. Resultados: Verificamos nos achados da pesquisa que todos os professores conhecem a lei 10.639 e atestam que se defrontaram com tensões racistas no ambiente escola. Sobre a implementação efetiva da lei 10.639/03, os professores afirmam que a escola ainda não implementou efetivamente a lei no ambiente escolar, consequência de um trabalho pedagógico aprogramático e descontínuo, restringindo-se a meros momentos e datas comemorativas. Conclusão: Conclui-se que a Escola investigada na visão dos professores ainda não implementou de forma efetiva a lei 10.639/03.
URI: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/377
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