Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/377
Título: Educação e relações étnico-raciais
Título(s) alternativo(s): um estudo de caso sobre os impactos da lei n° 10.639/03 na escola de ensino médio Deputado Ubiratan Diniz Aguiar - Capistrano/CE
Autor(es): Araujo, Diego Matos
Palavras-chave: Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]
Relações étnico-raciais
Capistrano -CE - Educação
Data do documento: 2016
Citação: ARAÚJO, D. M. (2016)
Resumo: Introdução: A presente pesquisa intitulada - Educação e Relações Étnico-Raciais: Um estudo de caso sobre os impactos da lei no 10/639/03 teve como Cenário a Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Ubiratan Diniz Aguiar na cidade de Capistrano, Estado do Ceará situado na Região do Maciço de Baturité. Objetivo: Avaliar os impactos produzidos pela lei nº 10.639/2003 no cotidiano escolar, vivenciados por professores e alunos da Escola da Rede Estadual de Ensino Médio Deputado Ubiratan Diniz Aguiar Capistrano/CE. Metodologia: A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionário semiestruturado a três Professores de História, dois de Língua Portuguesa/Literatura e 10 alunos da 3ª série do Ensino Médio da referida Escola, com metodologia qualitativa e quantitativa. Elegeu-se a Análise de Discurso e o Programa Excel para interpretação dos dados obtidos no que se refere aos impactos produzidos pela lei nº 10.639/2003 no cotidiano escolar, vivenciados por professores e alunos da escola em Epígrafe. Resultados: Verificamos nos achados da pesquisa que todos os professores conhecem a lei 10.639 e atestam que se defrontaram com tensões racistas no ambiente escola. Sobre a implementação efetiva da lei 10.639/03, os professores afirmam que a escola ainda não implementou efetivamente a lei no ambiente escolar, consequência de um trabalho pedagógico aprogramático e descontínuo, restringindo-se a meros momentos e datas comemorativas. Conclusão: Conclui-se que a Escola investigada na visão dos professores ainda não implementou de forma efetiva a lei 10.639/03.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/377
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego Matos Araújo.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.