Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3864
Título: Variabilidade espacial dos atributos químicos do solo após queima de resíduo vegetal
Autor(es): Gomes, Kessy Jhonis Silva
Palavras-chave: Geoestatística
Manejo do solo
Data do documento: 15-Fev-2022
Citação: GOMES, K. J. S. (2022)
Resumo: As atividades industriais e agrícolas são indicadas como fatores que influenciam nas mudanças climáticas que ocorrem no planeta, pois liberam gases tóxicos para a atmosfera. O presente trabalho objetiva quantificar a variabilidade espacial da temperatura do solo e de plantas de café, e dos atributos químicos do solo em sistema agroflorestal em Redenção-CE. O estudo foi conduzido em um sistema agroflorestal implantado com café (Coffea arabica L.), na Fazenda Experimental Piroás (FEP), propriedade pertencente à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. As variáveis escolhidas foram submetidas a estatística descritiva dos dados. Em seguida, os dados de temperatura de plantas, temperatura do solo, carbono e fósforo do solo foram submetidos à análise geoestatística por meio da qual foram definidos os modelos da variabilidade espacial para cada variável através do semivariograma. É possível observar que as variáveis de temperatura se ajustaram aos modelos Esférico, Exponencial e Gaussiano, com predominância do modelo esférico e exponencial. Não é possível informar qual modelo matemático melhor se ajustou às variáveis carbono e fósforo devido a presença de efeito pepita puro. Houve dependência espacial apenas para carbono no solo para área de sistema agroflorestal, as demais variáveis apresentaram efeito pepita puro, ou seja, relação efeito pepita-patamar é igual a 100%. O estudo da variabilidade espacial da temperatura do solo, temperatura de plantas, carbono e fósforo do solo por meio da geoestatística, por meio das técnicas de krigagem, se mostrou uma ferramenta efetiva na compreensão da distribuição espacial das variáveis estudadas e pode ser usada como instrumento auxiliador nas tomadas de decisões para a implementação de modelos de manejo do solo e plantas dentro do sistema agroflorestal.
Descrição: GOMES, Kessy Jhonis Silva. Variabilidade espacial dos atributos químicos do solo após queima de resíduo vegetal. 17 f. Artigo (Graduação). Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3864
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KESSY JHONIS SILVA GOMES Artigo-Normas da rev..pdf2022_art_kjsgomes.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.