Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3984
Título : Construção de um instrumento de intervenções de Enfermagem para idosos do Maciço de Baturité-CE
Autor : Lima, Tiago Pedro de
Palabras clave : Idoso
Enfermagem
Intervenção de Enfermagem
Maciço de Baturité
Fecha de publicación : 21-ago-2017
Citación : LIMA, T. P. (2017)
Resumen : O objetivo desta pesquisa foi construir um instrumento com propostas de intervenções, baseado na Classificação das Intervenções de Enfermagem para os diagnósticos identificados em um estudo anterior, que estiveram presentes em pelo menos 40% dos participantes. Tratou-se de um estudo metodológico de criação e validação de face de um instrumento por técnica de grupo focal. O instrumento foi apresentado para 4 experts que avaliaram cada item, no qual sugeriram modificações, uniões e exclusões sobre as atividades sugeridas, além da eliminação de um diagnóstico por não ser considerado prioritário para idosos. A maioria das atividades passou por alterações para adequá-las e torna-las mais claras e dinâmicas para a possível utilização no âmbito assistencial. Das 60 atividades sugeridas para o diagnóstico risco de quedas 24 atividades foram aprovadas; para o diagnóstico fadiga das 50 atividades sugeridas 14 foram aprovadas; das duas intervenções para o diagnóstico conhecimento deficiente com 40 e 27 atividades cada, foram aprovadas 15 e 14 atividades, respectivamente. O método utilizado neste estudo permitiu o desenvolvimento de um instrumento de intervenções de enfermagem que poderá ser aplicável e prático para uso clínico. A sua utilização poderá ser importante para os profissionais de saúde intervirem nas alterações que acometem os idosos.
Descripción : LIMA, Tiago de .Construção de um instrumento de intervenções de Enfermagem para idosos do Maciço de Baturité-CE. 2017. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2017.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3984
Aparece en las colecciones: Artigo - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TIAGO PEDRO DE LIMA_ARTIGO.pdf351,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.