Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4002
Título : Sistema Educacional em Guiné-Bissau: gênero e cultura
Autor : Gomes, Eliane Maisa
Palabras clave : Guiné - Bissau
Indepedência
Educação
Economia
Fecha de publicación : 4-ago-2017
Citación : GOMES, E. M. (2017)
Resumen : Com a criação do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que tinha como líder Amílcar Cabral, inicia-se a luta pela independência da Guiné Bissau que era chamada de Guiné Portuguesa. Em 24 de setembro de 1973 o país passou a ser independente do regime português, o PAIGC passou a liderar o país e tornou o estado guineense socialista. (Djalo,2005) Administrativamente, o país é constituído por oito (8) regiões e setor autônimo de Bissau, capital do país; cada região administrativa é constituída por sectores, sendo estes por sua vez, constituídos por secções. O clima do país é tropical com duas estações climáticas: estação de seca que vai de novembro a abril e estação chuvosa que se estende de maio a outubro segundo Scantamburlo (2013) no intervalo de 1979 á 2009 a população guineense é de 1.520.830 em todo território nacional. O sistema educacional pôs independência é o nosso objetivo de estudo. Partindo de que o sistema educativo do país está enfrentando dificuldades, neste sentido, a interesse de fazer este trabalho visa compreender quais são os fatores que interfere no sistema educativo do país, ou seja, que impedem o seu desenvolvimento. Com este projeto pretendemos refletir sobre as produções de alguns trabalhos voltados para o sistema educacional e algumas condições em Guiné-Bissau, tomando como base a reflexão nas pesquisas de: Furtado (2005); Cá (1999); Moreira (2006); Augel (2007); dentre outros, para melhor compreender o sistema educativo guineense. Tratar da história recente da Guiné-Bissau e mais de trinta anos de independência, é na realidade descrever de um Estado com muitas dificuldades em se tornar estável, fruto de sucessivos golpes e conflitos causadores de instabilidade política que se caracteriza numa economia frágil e numa sociedade fragilizada por anos de falta de paz e de perspectivas de futuro. No entanto, os conflitos políticos não se replicam na sociedade guineense que é pacífica e extremamente hospitaleira, recebendo qualquer pessoa que ali chega com um sorriso e um brilho no olhar que nos marca para sempre. (BENZINHO &ROSA, 2015)
Descripción : GOMES, Elo Maisa. Sistema Educacional em Guiné-Bissau: gênero e cultura. 2017.27f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2017.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4002
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Eliane Maisa Gomes.pdf2017_pp-emgomes.pdf312,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.