Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4036
Título : | Política educacionais na Guiné-Bissau: acesso ao ensino superior (1974-2023) |
Autor : | Empala, Jean da Silva |
Palabras clave : | Guiné-Bissau - Ensino superior Educação superior |
Fecha de publicación : | 12-jul-2019 |
Citación : | EMPALA, J. Ss. (2019) |
Resumen : | Nesta perspetiva, o significado do desenvolvimento tratado nesse trabalho não é pensado a partir do viés ocidental sobre o desenvolvimento, mas trata-se, como demonstrou Sucuma (2013), do desenvolvimento que pode ser entendido como um processo complexo de construção coletiva e de avanço em diversas etapas da vida do homem/mulher em sociedade, como acontence em toda sociedade humana e que, no entanto, pode se expressar na condição cultural, no sentido mais amplo, no bem-estar social e político. (SUCUMA, 2013). O horizonte temporal que se pretende pesquisar (1974 a 2003) representa um importante período histórico na educação guineense, já que 1974 foi o ano da abertura da primeira instituição de ensino superior naquele país, a Escola Nacional de Saúde (ENS). Criada pelo Ministério de Saúde para aumentar os profissionais na área de saúde, um dos seus objetivos na época era suprimir a carência dos profissionais de saúde na Guiné-Bissau. Já o ano de 2003 foi marcado pela abertura da primeira universidade pública (Universidade Amilcar Cabral) que fechou em 2007 por razão econômica, segundo o governo na altura. Partindo do pressuposto de que a dificuldade do acesso ao ensino superior na Guiné-Bissau é algo presente na esfera social guineense, e tem sido uma das questões preocupantes no país, as narrativas históricas apontam que os obstáculos no acesso ao ensino superior e à educação científica ou escolar de forma geral na Guiné-Bissau é um problema muito antigo e já se fazia sentir desde o período colonial devido ao fraco investimento do regime colonial português na formação e capacitação do povo guineense. |
Descripción : | EMPALA, Jean da Silva. Política educacionais na Guiné-Bissau: acesso ao ensino superior (1974-2023). 2019. 34 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4036 |
Aparece en las colecciones: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jean da Silva Empalá_TCC_ARTIGO.pdf | 2019_pp_jdasempala.pdf | 454,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.