Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4111
Title: Autonomia na pedagogia proposta por Paulo Freire
Authors: Conceição, Lizandra da Silva
Keywords: Autonomia do aprendiz - Irará (BA)
Educação de jovens e adultos - Irará (BA)
Freire, Paulo, 1921-1997. Pedagogia da autonomia
Issue Date: 6-Jul-2023
Citation: CONCEIÇÃO, L. S. (2023)
Abstract: A proposta deste artigo visa discutir o tema da autonomia na perspectiva pedagógico-crítica proposta por Paulo Freire. Trata-se de um estudo bibliográfico no qual se busca trazer pontos relevantes para a reflexão sobre a concepção de autonomia presente no pensamento do educador brasileiro, tendo como referência os escritos contidos em sua obra Pedagogia da Autonomia (2003). Além do estudo da obra, a pesquisa analisa aspectos da vivência com educadoras(os) alunas(os) da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do município de Irará, região metropolitana de Feira de Santana-BA, com vistas a coletar junto às educadoras, suas percepções e significados sobre a concepção de autonomia proposta por Freire. De acordo com as análises apresentadas neste trabalho, concluímos que a pedagogia da autonomia se assenta fundamentalmente em condições participativas e dialógicas de ensino e aprendizagem, por meio das quais, alunos e professores possam intercambiar conhecimentos como uma experiência de liberdade, reconhecendo e assumindo seu papel no mundo.
Description: CONCEIÇÃO, Lizandra da Silva. Autonomia na pedagogia proposta por Paulo Freire. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4111
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_arti_lizandraconceicao.pdf2023_arti_lizandraconceicao.pdf361,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.