Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4283
Title: Criação de fascículos didáticos como material de apoio para o ensino de botânica no ensino médio
Authors: Sousa, John Lenno Silva de
Keywords: Botânica
Fascículos didáticos
Ensino Médio
Issue Date: 24-Aug-2021
Citation: SOUSA, J. L. S. (2021)
Abstract: O ensino de Biologia, nas séries do Ensino Médio, sempre foi um desafio para os professores e estudiosos da área, tanto pelos conteúdos extensos, como também por termos científicos e definições complexas. Dentre as diversas áreas de estudo da Biologia, a Botânica, área de interesse nesta pesquisa, tem suas particularidades, seja pela importância de se conhecer sobre as plantas do bioma em que o aluno se situa e até mesmo pela aplicação da Botânica em diversas áreas, como por exemplo, na medicina, na Engenharia, na Biotecnologia, na Ecologia etc. Assim como acontece no ensino de biologia em geral, o ensino de Botânica também é normalmente transmitido de forma reduzida e descontextualizada, desconectada da realidade do aluno. Nas escolas públicas, de forma especial, os materiais didáticos muitas vezes se limitam a um livro didático e poucos exemplos. A internet está repleta de recursos tecnológicos digitais da comunicação e informação, porém, nem sempre o professor sabe como acessar. Na pandemia da Covid-19, toda comunidade educacional precisou se adaptar às aulas remotas e aos materiais didáticos digitais para facilitar o ensino. Dessa forma, acentuou- se a necessidade de materiais digitais que contribuíssem com o aprendizado no ensino de botânica. Nesse sentido, propôs, neste trabalho, refletir e pesquisar sobre o ensino de Botânica, as dificuldades dos professores que ministram esta disciplina no Ensino Médio de Escolas Públicas da região do Maciço de Baturité e a produção de materiais digitais para o ensino de botânica. Utilizando uma metodologia qualitativa, a pesquisa foi organizada em duas etapas. No primeiro momento foi aplicado um questionário investigativo com finalidade de conhecer e sondar as dificuldades e possibilidades do público-alvo, os professores de biologia, do Ensino Médio, da região do Maciço de Baturité. A partir da análise dos questionários investigativos, foram elaborados fascículos didáticos em forma de e-book digital sobre conteúdos de Botânica, com o intuito de contribuir com a necessidade do público-alvo.
Description: SOUSA, John Lenno Silva de. Criação de fascículos didáticos como material de apoio para o ensino de botânica no ensino médio. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4283
Appears in Collections:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOHN LENNO SILVA DE SOUSA Mono.pdf2021_mono_jsousa.pdf2,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.