Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4289
Título : | Neurociências Aplicadas à Educação: Um Saber Necessário na Formação dos Professores |
Autor : | Sana, Abel |
Palabras clave : | Neuroeducação Formação Docente Neurociências Prática Pedagógica |
Fecha de publicación : | 14-ene-2022 |
Citación : | SANA, A. (2022) |
Resumen : | Acredita-se que a compreensão do funcionamento do cérebro humano, principalmente no que refere à aprendizagem, esteja entre os conhecimentos necessários para que um professor conduza bem a sua prática pedagógica. Nessa perspectiva, as Neurociências vêm se destacando pela parceria que podem estabelecer com a educação por meio dos conhecimentos sobre o Sistema Nervoso Central. O objetivo deste trabalho foi construir e aplicar um curso introdutório de Neuroeducação para profissionais da educação, visando expor a aplicação dos conhecimentos sobre Neurociências no contexto escolar, bem como divulgar a importância das Neurociências na formação de professores. Para isso, a Liga de Neurociências da UNILAB aplicou um curso introdutório de Neuroeducação, no qual foram abordados assuntos da Neurociência com extrema relevância para a educação. O curso realizado no formato on-line via plataforma Google Meet. No final do curso foi aplicado um questionário respondido por 23 dos 32 participantes no último dia. Dos 23 participantes, 11 (48%) nunca tiveram contato com a Neuroeducação antes do curso. Todos os participantes (100%) afirmaram que conhecimento de Neurociências poderia contribuir para a formação e um melhor desempenho do professor. Somando-se a esses resultados, também foi manifestado por todo o público o interesse em saber mais sobre como o cérebro se relaciona com questões educacionais, bem como o interesse pela disciplina de Neuroeducação. A contribuição de conhecimento de Neurociências na formação de professores é fortemente defendida na literatura e os resultados do presente estudo reforçam essa colaboração, realçando a necessidade de proporcionar aos professores contato com os conhecimentos das Neurociências aplicadas à educação para uma boa prática pedagógica. |
Descripción : | SANA, Abel. Neurociências Aplicadas à Educação: Um Saber Necessário na Formação dos Professores. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4289 |
Aparece en las colecciones: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABEL SANA Mono.pdf | 2022_mono_asana.pdf | 512,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.