Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4398
Título : Avaliação do conhecimento do agente comunitário de saúde antes e após oficinas de capacitação sobre a prevenção do pé diabético
Autor : Mendonça, Jamilly de Aquino
Palabras clave : Agentes Comunitários de Saúde
Diabetes Mellitus
Educação em saúde
Pé diabético
Fecha de publicación : 25-ago-2021
Citación : MENDONÇA, J. A. (2021)
Resumen : Objetivo: avaliar o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde antes e após as oficinas de capacitação sobre a prevenção e identificação do pé em risco para o desenvolvimento de úlceras. Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção educativa, realizado nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Redenção-CE com 32 Agentes Comunitários de Saúde no período de setembro a dezembro de 2020. Os temas das oficinas foram: Oficina 1 - Vamos entender sobre o diabetes? Oficina 2 - O que é o pé diabético? Oficina 3 – A importância do Agente Comunitário de Saúde na identificação da pessoa com o pé em risco de feridas. O conhecimento foi avaliado por meio da aplicação de um questionário pré e pós teste. Resultados: A média de acerto no pré-teste foi de 68.13% e após intervenção foi de 93.75%, sobre os conhecimentos gerais do Diabetes, houve um crescimento de 25.63%; sobre os conhecimentos relacionados ao pé diabético 46.88% conheciam a importância dos exames dos pés, porém 65.62% nunca receberam nenhuma orientação sobre a temática para orientar a população. Conclusão: Após a realização das oficinas, observou-se um crescimento na média de acertos dos Agentes de Saúde sobre a prevenção do pé diabético.
Descripción : MENDONÇA, Jamilly de Aquino. Avaliação do conhecimento do agente comunitário de saúde antes e após oficinas de capacitação sobre a prevenção do pé diabético. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4398
Aparece en las colecciones: Artigo - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jamilly de Aquino Mendonça.pdf2021_art_jamendonça.pdf190,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.