Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4546
Título : O ensino-aprendizagem de Matemática: Quais os fatores e os impactos de uma base deficitária
Autor : Souza, Carlos Alexandre Ramos de
Palabras clave : Aprendizagem matemática
Deficiências acumuladas
Matemática básica
Ensino Médio
Fecha de publicación : 5-feb-2020
Citación : SOUZA, C. A. R. (2020)
Resumen : O conhecimento matemático é desencadeado por uma sequência de assuntos que possui uma dependência necessária. Isso significa que para aprender algo novo, deve-se primeiro possuir conhecimentos prévios. Quando isso não acontece, o processo de aprendizagem em matemática pode ser comprometido, pois o aluno não consegue acompanhar os conteúdos, causando um acúmulo de deficiências. Reverter o quadro é uma tarefa muito difícil, porém deve-se in- vestigar as causas do problema para que seja possível encontrar uma solução. Dessa forma, se buscou fatores que estão ligados ao insucesso do aluno na disciplina de matemática no en- sino médio e como uma base deficitária influencia nessa questão. A pesquisa de abordagem qualitativa, realizou-se na Escola de Ensino Médio Almir Pinto em Aracoiaba através de ob- servações e aplicações de questionários com alunos e professores de primeiro e segundo ano, foram constatadas algumas hipóteses já formuladas, além de fatores relacionados ao fracasso escolar. Percebeu-se que muitos alunos tinham dificuldades em assuntos básicos, como nas quatro operações fundamentais da matemática e até mesmo reconhecer símbolos matemáticos. Evidenciando também a falta de leitura e intepretação de textos que está diretamente ligada à dificuldade da aprendizagem matemática.
Descripción : SOUZA, Carlos Alexandre Ramos de. O ensino-aprendizagem de Matemática: Quais os fatores e os impactos de uma base deficitária. Monografia - Curso de Matemática, Instituto De Ciências Exatas E Da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4546
Aparece en las colecciones: Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CARLOS ALEXANDRE RAMOS DE SOUZA Tcc.pdf2020_mono_csouza.pdf629,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.