Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4547
Title: Investigando o código de barras por meio das operações básicas da matemática
Authors: Jacó, Bárbara Vitória Oliveira
Keywords: Codigo de barras
Ensino de matemática
Proposta didática
Issue Date: 30-Oct-2020
Citation: JACÓ, B. V. O. (2020)
Abstract: Este trabalho apresenta o contexto histórico do processo de construção dos códigos de barras, utiliza os algoritmos e logica dos códigos para abordar as quatro operações básicas afim de evidenciar a importância da matemática dentro do contexto histórico e social. Buscando essa finalidade, foi adaptada uma proposta didática que tem como título criando um código de identificação para os blocos lógicos, considerando que os blocos possuem características marcantes e essenciais. Dessa forma, foi elaborado um algoritmo de autenticidade para a validação desse código para os blocos, possibilitando que os blocos lógicos sejam reconhecidos por uma sequencia numérica gerada pelos alunos. Essa atividade representa um contexto significativo para usar as habilidades relacionadas as quatro operações básicas da matemática dos alunos do ensino fundamental dos anos finais sobre a perspectiva da sistematização e formalização dos conceitos matemáticos proporcionando o desenvolvimento da argumentação e raciocínio logico.
Description: JACÓ, Barbara Vitória Oliveira. Investigando o código de barras por meio das operações básicas da matemática. Monografia - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4547
Appears in Collections:Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BARBARA VITÓRIA OLIVEIRA JACÓ Mono.pdf2020_mono_bjacó.pdf5,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.