Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4549
Title: Revisando os Ternos Pitagóricos
Authors: Maia, Jhordana Ellen Simão Brasil
Keywords: Historia da Matemática.
Ternos Pitagóricos
Issue Date: 30-Aug-2019
Citation: MAIA, J. E. S. B. (2019)
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo revisitar os ternos pitagóricos, mostrando como algo simples pode ser muito importante para o desenvolvimento da Matem ́atica, ressaltando também a importância hist ́orica de inúmeros matemáticos, que na busca por demonstrar problemas seculares como a última conjectura de Fermat, acabaram por contribuir na construção de diferentes campos da Matemática. Por fim, apresentamos ainda uma nova maneira de construir ternos pitagóricos usando operações elementares de números com- plexos. Os ternos pitagóricos contemplam uma temática que consiste em estudar os ternos de números inteiros que correspondem `as medidas dos lados de um triˆangulo retângulo. Para desenvolver este trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica que tem embasa- mento em relevantes teóricos, historiadores e matemáticos. Com base na pesquisa desses estudiosos, foi traçado um plano de abordagem do tema seguindo perspectivas de suas concepções, trazendo conceitos básicos de geometria dos triângulos e a construção dos ternos pitagóricos, ressaltando assim a importância dos ternos pitagóricos e da historia da Matemática para a construção dos saberes humanos.
Description: MAIA, Jhordana Ellen Simão Brasil. Revisando os Ternos Pitagóricos. Monografia - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4549
Appears in Collections:Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JHORDANA ELLEN SIMAO BRASIL MAIA Mono.pdf2019_mono_jmaia.pdf1,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.