Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4579
Título : As práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção - CE a partir da coleção descobrir e aprender: educação Infantil
Autor : Bezerra, Maria Rozileia da
Palabras clave : alfabetização
Letramento
livro didático
Educação infantil
Fecha de publicación : 25-jul-2017
Citación : BEZERRA, M. R. (2017)
Resumen : Esse trabalho tem por objetivo analisar as práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção – CE, a partir da coleção “DESCOBRIR E APRENDER: Educação Infantil”. Apresenta os resultados da análise da Coleção, material didático utilizado nos centros de educação infantil de Redenção, adotada desde 2009. Divide- se em dois volumes, “Linguagem e Matemática”, “Natureza e Sociedade”, para uso no Infantil III, IV e V. Em nossa abordagem priorizamos o eixo da linguagem oral e escrita, enfocando os conteúdos voltados para o Infantil V (cinco anos), a prática pedagógica da educação infantil, descrevendo a rotina de aula, analisamos a proposta e a prática, discorremos sobre a importância da “escrita e oralidade”; a inserção do material apostilado na educação infantil e suas implicações sobre a alfabetização precoce, destacando o processo de mercantilização da educação infantil, o que coloca em questão a necessidade da adoção de livro didático nesta faixa etária da educação, e em que pressupostos se ancoram seu uso. Analisamos, ainda, seus aspectos materiais, seu conteúdo e as práticas pedagógicas desenvolvidas no eixo “escrita e oralidade” questionamos se, realmente, a criança é protagonista da aprendizagem e como as práticas de alfabetização e letramento na educação infantil, com a adoção do livro sobrepõe-se à rotina defendida a partir de experiências contextualizadas para atividades separadas por disciplinas e/ou áreas de conhecimento. Concluímos sobre a real funcionalidade do material apostilado, seu sucesso ou insucesso na educação infantil.
Descripción : BEZERRA, Maria Rozileia da. As práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção - CE a partir da coleção descobrir e aprender: educação Infantil. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto De Humanidades E Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4579
Aparece en las colecciones: Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIA ROZILEIA DA SILVA BEZERRA TCC Monografia.pdf2017_mono_mbezerra.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.