Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4601
Title: Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento: o caso da Guiné-Bissau com a China na área de construção das infraestruturas
Authors: Djassi, Jeilson
Keywords: Cooperação Sul-Sul
Guiné-Bissau
China
Política externa guineense
Issue Date: 22-Jul-2022
Citation: DJASSI, J. (2022)
Abstract: O presente artigo tem como objetivo analisar a Cooperação Sul-Sul (CSS) para o Desenvolvimento, com ênfase na relação de cooperação entre a República da Guiné-Bissau e a República Popular da China, levando em consideração a atuação chinesa na área de construção das infraestruturas na Guiné-Bissau. Em outro sentido, a ideia é compreender o motivo dessa relação; tentar, de certa forma, entender os impactos, ou seja, os possíveis benefícios dessa relação entre os dois Estados. Os acordos assinados entre a China e a Guiné- Bissau têm sido algo das nossas inquietações, pois, compreendemos que atualmente, o poder econômico tem sido um dos instrumentos mais fortes na manipulação dos acordos internacionais e, sendo a China uma potência econômica mundial, isso nos leva a questionar se essa relação sino-guineense tem sido feita sem que haja a interferência econômica, também se ela tem observado os objetivos que nortearam o surgimento da Cooperação Sul-Sul. Portanto, se faz necessário uma leitura crítica sobre a Cooperação Sul-Sul sino-guineense, visando compreender os dilemas e os modus operandi desses dois países do bloco Sul.
Description: DJASSI, Jeilson. Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento: o caso da Guiné-Bissau com a China na área de construção das infraestruturas. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4601
Appears in Collections:Artigo - Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jeilson Djassi.pdf2022_art_jdjassi.pdf406,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.