Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4689
Título : | Relato de experiência: A contribuição do pibid na formação docente dos alunos Internacionais da Unilab |
Autor : | Djú, Fernando Pedro |
Palabras clave : | Biologia/Química Bolsistas Internacionais Ensino e Apredizado PIBID |
Fecha de publicación : | 9-abr-2021 |
Citación : | DJÚ, F. P. (2021) |
Resumen : | O programa PIBID possibilita aos seus integrantes inteiração com a realidade das escolas públicas e as suas particularidades, oportunizando assim uma formação qualificada por parte dos envolvidos. O mesmo incentiva o aperfeiçoamento e ainda valoriza a formação de professores. Sendo assim, o presente trabalho visa ressaltar a contribuição do PIBID na formação docente dos alunos internacionais do subprojeto Biologia e Química/UNILAB, a partir dos relatos de experiências vividas nas escolas EEM Dr. Brunilo Jacó e EEMF Padre Saraiva Leão localizadas no município de Redenção-Ce. Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada a metodologia descritiva e exploratória acompanhadas de uma abordagem quali-quantitativa. Para isso, foi elaborado um questionário com doze questões objetivas, utilizando a plataforma Google Forms. Estes questionários foram atribuídos para bolsistas internacionais que fazem parte de Guiné-Bissau e Angola. Para proteger as suas identidades, foi atribuído sigla BI que significa (Bolsista Internacional). No que diz respeito aos relatos de experiências, vivenciada ao longo do programa, bolsistas afirmaram que os mesmos foram de grande relevância e ressaltaram algumas como: a produção de artigos, apresentação de trabalho, falar em público, escrita de pequenos projetos, participação em eventos, planejamentos de atividade, entre outros. Embora tenha sido observada dificuldades nos primeiros momentos do programa, isto é, primeiros contatos com a escola, onde verificou-se desinteresse por parte dos alunos das escolas nas primeiras atividades planejadas, ao longo de processo alunos das escolas passaram a sentir mais confiantes e seguros na presença de bolsistas. O PIBID permitiu aos BI uma aproximação da carreira docente, independente dos desafios encontrados ao longo do projeto, o programa auxiliou bastante no que tange ao desenvolvimento acadêmico dos envolvidos nas quais as suas experiências levaram para uma maior apropriação do conhecimento científico e a base para prosseguir nos caminhos da docência. |
Descripción : | DJÚ, Fernando Pedro. Relato de experiência: a contribuição do PIBID na formação docente dos alunos internacionais da Unilab. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4689 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Licenciatura em Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDO PEDRO DJU .pdf | 2021_mono_fdjú.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.