Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4901
Título : Gamificação e sociobiodiversidade: análise da percepção ambiental de estudantes a partir do jogo "para um mundo sustentável"
Autor : Silva, Francisco Matheus da
Palabras clave : Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Práticas Pedagógicas
Sustentabilidade
Ludicidade
Fecha de publicación : 5-jul-2023
Citación : SILVA, F. M. (2023)
Resumen : O uso irracional dos recursos naturais, em nome do desenvolvimento humano, tem levado a uma iminente deterioração do meio ambiente, o que torna os problemas ambientais cada vez mais proeminentes. Uma das formas de alertar sobre questões socioambientais vem sendo o engajamento da comunidade escolar em debates sobre as questões ambientais, por meio da educação, em específico a Educação Ambiental (EA). Esta, quando aplicada no âmbito escolar, além de ser um processo educacional pautado nas questões ambientais, contribui também na visualização de problemas socioeconômicos, políticos, culturais e históricos, por meio da sua interação com o meio ambiente. Com isso, por meio de discussões provenientes do uso do jogo “para um mundo sustentável”, o trabalho, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar a percepção ambiental de estudantes de uma turma de ensino fundamental – anos finais. Para tanto, foi feito o levantamento dos problemas ambientais presentes no contexto escolar e suas possíveis soluções. A turma apresentou bom dimensionamento das problemáticas mais comuns, relacionadas à deterioração ambiental e aos problemas de sustentabilidade. Observa-se também que há uma preocupação geral em torno da efetivação das ideias e soluções concebidas, evidenciando o compromisso da turma com seu processo de ensino e aprendizagem e com o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica.
Descripción : SILVA, Francisco Matheus da. Gamificação e sociobiodiversidade: análise da percepção ambiental de estudantes a partir do jogo "para um mundo sustentável". 2023. 46f. Artigo - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4901
Aparece en las colecciones: Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Francisco Matheus da Silva.pdf2023_art_frsilva.pdf468,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.